Photoshop emagrece?

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Não é a primeira vez e nem vai ser a última, que o uso do programa de tratamento de imagens é questionado. O mais recente está girando em torno da revista Cláudia deste mês em que traz na capa a jornalista Renata Ceribelle em ótima forma física. Como todos sabem, Renata e Zeca Camargo apresentaram o quadro Medida Certa no Fantástico da Rede Globo, e durante três meses suaram a camisa e fecharam a boca para conseguir reprogramar o corpo e levar uma vida mais saudável.O quadro divulgou que a jornalista emagreceu 6 quilos, 9,5 quilos de gordura e levou ao ar as imagens do “antes e depois” da dieta. Veja:
 
Agora compare com a revista:
O que você acha? Tem ou não tem Photoshop? Grande parte das seguidoras do Facebook da Cláudia reclamaram muito da foto. Uma delas disse: “Só dou o meu "curtir" depois que a imagem estiver "nua e crua" sem retoques. Pensa que somos burras?”.  O  diretor de arte da revista, Paulo Cabral disse que sente muito decepcionar, mas que não há Photoshop: “O que tem é um truque muito simples e comum, usado muito antes de existir o Photoshop: um contra-luz em fundo branco, que invade o corpo e consequentemente apaga a silhueta”, explica. 
 
Outra vítima desse tipo de polêmica foi a atriz Julia Roberts, que apareceu com pele de seda na campanha da famosérrima Lancôme.  O Advertising Standards Authority, órgão britânico regulador das propagandas, afirmou tratar-se de propaganda enganosa já que as peles sem imperfeições das imagens eram resultado de tratamento de imagem e não do produto que estava sendo vendido.
A Lancôme se defendeu dizendo que Julia mostrava sua “pele naturalmente saudável e brilhante” e que a base Teint Miracle levou 10 anos para ser desenvolvida e por isso promete ótimo resultado.
Mas afinal, qual o limite para a manipulação das imagens? Até que ponto vale a pena a busca incessante pela perfeição?  O retorno das fotos a moda antiga é bem improvável, afinal a tecnologia está aí para nos servir, mas que seja usada com moderação né? Um retoque aqui outro ali não faz mal a ninguém, afinal gostamos de ver coisas belas, mas que sejam reais. 


O que acham ? Tem photoshop ou não tem? 

0 comentários:

Postar um comentário