Como destruir a reputação de uma marca em 3 , 2 , 1... e Você está fazendo isso errado! : Melissa

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Estava um pouco desligada das redes sociais esses dias , então não me culpem pelo atraso ok! rs
Já tinha lido o post sobre a Galeria Melissa em NY no blog Garotas Estupidas , que por sinal é um ótimo blog sobre moda , mas não tinha conhecimento de todo o bafafá que tinha rolado nos TT's do twitter com a revolta das Melisseiras. Confesso que me deixou de queixo caído! Mobilizou milhares de usuários e ultrapassaou até o Wando nos trend topics com a hastag #melissafail

Depois de ler muito , e "ouvir" todos os lados do ocorrido vamos aos fatos?

Tudo começou com a idéia até então simples da Melissa de convidar blogueiras para cobrir este super evento e prospectar a marca para o maior número de pessoas possível , nas redes sociais. O problema? As duas blogueiras escolhidas falam muito pouco sobre a marca , e uma delas disse não gostar de sapatos de plásticos.

Minha opinião : 
Sinceramente não vi problema algum nisso. As blogueiras estavam fazendo seu trabalho , foram contratadas para isso. O fato de uma delas não gostar deste tipo de sapato não prejudicaria em nada o andamento do evento ou da cobertura de tal. Mas vamos tocar o barco....

A revolta das blogueiras , pelo que entendi , foi que tais blogueiras não tinham o amor que outras têm e que a Melissa falhou em ter feito uma escolha um tanto elitista na escolha das blogueiras que iriam cobrir o evento!
O Paulo Antônio Pedó Filho , fez um comunicado no blog da marca , que também não deixou as fãs muito contentes. 

Minha opinião : 
Percedi um tom de arrogância e falsidade , mas quem somos nós para julga-lo!

Um dos principais erros da Melissa , foi a falta de consideração com suas fãs de anos. Que colecionam seus calçados e são loucas pela marca. O aumento dos valores de seus calçados cresce anualmente e mesmo eles querendo voltar a Melissa para um publico de "Classe A" , são as queridas com menos posses que parcelam duas melissas em 12x que movimentam suas lojas!

O que não se pode adimitir são os comentários ofencivos ás blogueiras convidadas para cobrir o evento , como eu disse antes , elas estão apenas cumprindo seu dever quando foram contratadas!

A Camila Coutinho do Garotas Estúpidas , deu uma "declaração" em seu blog:


MENINAS,
é realmente uma pena ter o GE envolvido nessa confusão que virou o tal do #melissafail. Resolvi dar a minha opinião aqui nos comentários desse post não pra me justificar (até porque não fiz nada de errado), mas pra explicar para as leitoras que não estão entendendo nada o que aconteceu!
fui convidada pra cobrir a abertura da loja da melissa em NY assim como um monte de outros veiculos brasileiros como: site lilian pacce, contigo, gnt fashion, entre outros.
Alem disso, vim pra ny pra cobrir algumas coisas do NYFW e pro Bloglovin AWARD, como ja tinha comentado por aqui.
Algumas pessoas entao começaram a comentar sobre um post que fiz em 2007 onde reclamei sobre uma Melissa que ganhei de natal da minha mãe e que com 2 dias de usada cairam os brilhos. O post tá lá pra quem quiser ver, não é mentira, não neguei. Esta bem claro, eh um relato de uma consumidora insatisfeita com um produto. A unica coisa que nao concordo naquele post foi a linguagem usada, que como podem perceber não eh mais a mesma por aqui…gracas a deus! kkkkk evoluir eh bom de vez em quando ne?!
como qualquer consumidora, me reservo no direito de gostar de alguns modelos da marca e outros nao. Tem modelos fechados da marca que acho lindos, mas nao usaria porque não gosto de sapato fechado de plastico. Ja as sapatilhas, rasteiras etc eu adoro. Simples assim.
o problema eh que as pessoas adoram um barraco e so leem e falam o que querem. Se fizessem uma simples busca aqui no GE usando a palavra “MELISSA”, iriam encontrar posts como esses:
http://www.garotasestupidas.com/passeio-pela-bienal/ (2009)
http://www.garotasestupidas.com/passeio-pelos-lounges/ (2009)
http://www.garotasestupidas.com/atualizando-o-look-praia/
INCLUSIVE ESSE ULTIMO, MAIS RECENTE, UM PUBLI SINALIZADO COMO TAL E QUE NAO TEVE NENHUM TIPO DE MANIFESTACAO COMO ESSA QUE ESTAMOS ACOMPANHANDO. Seria esse furdunço todo pelo convite ser uma viagem pra NY gente? Pelo amor de deus….
Não sou Melisseira, nunca me posicionei como tal. Sou um veiculo que fala de moda, beleza e consumo, assim como varios outros que vieram cobrir esse evento. Nao é porque não tenho uma coleção de 100 Melissas no armário que não tenho propriedade pra falar sobre o assunto.
Falo de louboutin, chanel e outras marcas de luxo mesmo antes de me tornar uma consumidora dessas marcas. Qual a diferenca? Nao vejo nenhuma!
Concordo que ,como existe na Melissa esse case das consumidoras evoluirem para fãs, que criam blogs falando somente sobre o assunto e promovendo a própria marca, deveriam ter elegido pelo menos 1 melisseira/blogueira para cobrir o evento e representar o grupo.
Mas ai todo mundo terá que concordar que eu não tenho NADA a ver com essa questao. Se rola essa indignacao, essa raiva da marca ao ponto de postar tantas mensagens de baixo nivel e mal educadas no twitter, facebook etc, porque não entrar em contato diretamente com eles e explicar de maneira racional essa questao? Eles sim podem resolver isso, nao eu ne!? kkkk
enfim! eh isso gente!
so pra avisar que ,como aqui nao eh lugar de lavar roupa suja, eu e reservo no direito de fechar os comentarios desse post a partir de agora. Quem comentou, show, quem nao comentou, fica pra a proxima!
Nao vou moderar nada, nem comentarios positivos, nem negativos. Vou trancar a caixa de comments e o assunto fica encerrado. Quem ainda quiser comentar sobre, fique a vontade pra criar o seu blog ou o sei proprio veiculo pra discutir essa questão ta?

As blogueiras que começar a polêmica também esclareceram os ocorridos! Leiam Look MelissaPlastic Fantastic .

Agora me falem a opinião de vocês meninas! Lembrando que não estou tomando partido para nenhum lado , só expressei meu modo de pensar!

13 comentários:

  1. Bella disse...:

    Oi!

    Eu tb acompanhei todo essa situação chata que ocorreu com a Melissa... só que o que foi o problema foi a Melissa ter ignorado as verdadeiras consumidoras da marca e ter escolhido dous blogueiras que, além de não usarem a marca (a Camila do Garota Estúpida até falou muito mal da Melissa), possuem estilos e realidades completamente diferentes das verdadeiras melisseiras.

    Claro que nesse caso a maior bola fora é realmente da Melissa, que menosprezou suas consumidoras... a maioria dos sapatos que tenho é Melissa e depois desse episódio, não quero comprar mais nada da marca, fiquei muito desapontada.

    E eu não acompanho nenhum desses blogs dessas blogueiras que foram contratadas pela Melissa, pois acho que os 2 blogs não tem nada a ver com a minha realidade, e não passam de pura progaganda (o famoso jabá que elas recebem).

    E pelo o pouco que vi da tal da Camila Coutinho, do comportamento dela em relação a Melissa, eu não gostei nem um pouco do caráter dela... não só por causa dos comentários maldosos em relação à Melissa, mas por outros fatores que prefiro não descrever aqui.

    Gostei muito desse seu post!


    Beijão!

    izabellaniquito.blogspot.com

  1. Kathya Stryzak disse...:

    Boa tarde!!! bom eu acompanhei tudo desde o inicio quando a Shame publicou no blog ..e fui seguindo ate a noite
    Minha pergunta é..pq sera que sempre usam as mesmas blogs its para essas campanhas?? pq nao as melisseiras de verdade??
    Bom..agora é so esperar pra ver o que vai passar no futuro

  1. A Melissa errou, e errou feio!
    Mais não é por isso que deixarei de comprar as melissas que gosto.

  1. Nath disse...:

    bom quero só ver adiante !!
    seguindo aqui
    segue de volta ?
    http://louca-atitude.blogspot.com

  1. FLOR ADOREI SEU BLOG !!! JÁ ESTOU MEGA SEGUINDO !!
    SE PUDER FAÇA-ME UMA VISITINHA..

    http://sikasmkaeup.blogspot.com

  1. Thais Zanini disse...:

    Concordo que a melissa errou, e ela ja se pronunciou dizendo que nao fara o mesmo erro novamente... Achei a resposta da Camis perfeita, e acho que ela eh uma das poucas blogueiras de grande influencia que nao vende sua opiniao! Veremos os proximos capitulos na abertura da loja em Londres hahaha


    http://dona-adelaide.blogspot.com

  1. Thalita Maia disse...:

    A Melissa errou é claro =S
    Beijos ;*
    just-a-girl21.blogspot.com

  1. Ana Mora disse...:

    Eu acho que as blogueiras envolvidas não tem nada a ver com isso realmente e que foi um erro ficarem perturbando as coitadas. O erro foi da Melissa, que não acertou dessa vez. Aliás, eles vem acertando muito pouco ultimamente. O comunicado do Paulo eu achei meio besta, sabe. Falou, falou e não disse nada. A única coisa que ele prometeu foi levar mais meninas da próxima vez. E daí? Não era esse o pedido de desculpas que eu, como consumidora, estava esperando.


    Beijos,

    Ana
    www.minibureaux.blogspot.com

  1. Geisa Borges disse...:

    Menina que loucura, adoro o GE e o Blog da Lala e acho tudo isso um absurdo, a Melissa é uma empresa enorme que só ganhou com tudo isso por que publicidade é publicidade seja negativa ou positiva, ja imaginou a quantidade de gente que nem tava sabendo do assunto e começou a pesquisar sobre só por causa dessa polemica?
    Adorei sua visita ao meu blog.
    http://boutikevanny.blogspot.com/2012/02/look-prefeito.html#comment-form

  1. Gabriella disse...:

    Eu não sabia nem que isso tinha acontecido.. mas enfim até agora não entendi muita coisa, só que realmente a Camila não tem culpa se ela foi escolhida pra cobrir o evento. Nossa, to super por fora de tudo isso, rs.

  1. Carol Barboza disse...:

    Ainda não tinha visto essa declação da Camila sobre o assunto... Concordo com as palavras dela, foi muito sensata à respeito do ocorrido!
    Beijo e boa noite pra vc
     Just Carol

  1. Hallana disse...:

    Complicado isso, mas acho que seria mais justo se tivesse ocorrido votação entre os blogs que mais mostram interesse pela marca, enfim...

    Bjs, boa semana.
    webcalcinha.blogspot.com

  1. Caramba q confusao!rs
    adorei o blog! to seguindo, visita o meu!
    bjuu

    http://depoisquesecresce.blogspot.com

Postar um comentário